O Auxílio-Acidente, oferecido pelo INSS, é um benefício previdenciário de caráter indenizatório que desempenha um papel fundamental.
Este benefício é direcionado aos segurados que tenham sofrido acidentes em qualquer categoria, resultando em sequelas ou na redução da capacidade laboral.
É necessário que essas sequelas sejam permanentes e que também interfiram negativamente na vida profissional do trabalhador.
Após o surgimento de sequelas, a capacidade laboral do segurado é então reduzida. Na prática, ainda será possível desempenhar atividades profissionais, mesmo com essa redução de capacidade.
Vale mencionar que a lei não estabelece um grau mínimo de redução na capacidade de trabalho do segurado para garantir o direito a esse benefício. Portanto, caso uma redução permanente aconteça, o direito ao Auxílio-Acidente é assegurado.
Para ampliar as suas chances de obter esse benefício junto ao INSS, é importante se preparar adequadamente.
Será necessário reunir a seguinte documentação:
CPF;
Carteira de Trabalho;
Documentos de identificação, como RG e Carteira de Motorista;
Receitas médicas;
Atestados médicos comprovando a redução da capacidade laboral;
Radiografias, se aplicável ao seu caso;
Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se aplicável ao seu caso;
Outros documentos que você considere essenciais para comprovar suas sequelas e a redução da sua capacidade de trabalho.
Ao compilar esses documentos, suas chances de obter o Auxílio-Acidente aumentam consideravelmente.
Entretanto, caso o benefício seja negado pelo INSS, é recomendável buscar o auxílio de um advogado especializado, que poderá orientar sobre as melhores ações a serem tomadas, incluindo a possibilidade de entrar com uma ação judicial.
Dê o passo certo para garantir seus direitos e a assistência que você merece.